Nivel Médio I


 Curso de Teologia por Extensão nos Núcleos 
Currículo do Nível Médio-I (32 matérias, 4 anos)
 
01etica
01) Ética Cristã. A vida cristã no dia-a-dia.
Este livro ajuda a definir o que é, Ética Cristã. É mostrado como relacionar as bases bíblicas da Ética Cristã nos ensinos das Epístolas; mostra o valor ministerial e as suas diferentes maneiras de ação, salientando sua importância nos cultos.
Ensina também o aluno a ser melhor cidadão, não só do céu, mas também de sua própria pátria, mostrando um comportamento irrepreensível diante de Deus e dos homens, na sua comunidade.

 

 

02bib 02) Bibliologia. Introdução ao estudo da Bíblia.
Este livro trata sobre o estudo de assuntos introdutórios da Bíblia Sagrada. Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; 
A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. 
Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Usos e Costumes dos Povos e Geografia Bíblica.
 

03pent03) O Pentateuco. Os cinco livros de Moisés.
Este livro trata dos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O conjunto desses livros é 
conhecido pelos judeus pelo nome “Torá” ou “Lei”.
Aqui, o aluno estuda a origem do universo, da humanidade e de tudo o que foi criado por Deus, além de ler sobre a marcante saída dos israelitas do Egito, sua peregrinação, o culto religioso dos hebreus e uma condensação dos livros de Êxodo, Levítico e Números.

 

04doutb04) Doutrinas Bíblicas. Introdução à teologia.
Este livro contém um resumo das doutrinas cardeais da fé cristã, aumentando a visão da grandeza e da importância dos elementos essenciais da nossa fé. Seu estudo capacita o aluno a definir a existência e a natureza de Deus; falar sobre a humanidade de Cristo; salientar a obra do Espírito Santo; discernir o pecado original e o pecado atual; destacar os principais elementos operantes na salvação; e analisar a natureza dos anjos.

 

 

14geografiabiblica

 

 05) Geografia Bíblica. Apoio ao estudo das Escrituras.
Através de textos altamente explicativos e de mapas das respectivas localizações, este livro leva o aluno a situar-se dentro do ambiente geográfico das Escrituras Sagradas. 
Dessa forma, o estudo da Palavra de Deus e a compreensão dos fatos históricos ali registrados ficam muito mais claros e mais fáceis.

 

 

06evang

 

  06) Os Evangelhos. O que Jesus fez e ensinou.
Este livro trata da introdução ao estudo dos quatro Evangelhos e tem como objetivo fazer com que o aluno consiga estabelecer um alicerce que lhe dê condições de prosseguir em suas pesquisas e de compreender os Evangelhos.
O livro mostra ainda o tríplice ministério de Jesus Cristo (como Profeta, como Sacerdote e como Rei). Traz uma série de seis mapas, para o aluno acompanhar os passos de Jesus nas mais diferentes fases de Seu ministério terreno.

 

07atos

 

 07) O Livro de Atos. A Igreja, seu viver e agir.
Este livro trata do Livro de Atos, que também pode ser chamado de “O Evangelho do Espírito Santo” devido à ênfase que ele dá a Sua pessoa 
e Sua atuação entre os crentes da igreja primitiva. O objetivo principal deste livro é mostrar como o Cristianismo se estabeleceu entre os gentios sob a orientação do Espírito Santo. O aluno adquirirá, no decorrer deste estudo, um maior conhecimento da Palavra, utilizando-se também do poder que vem do alto.

 

08histigreja

 08) História da Igreja. Dos primórdios à atualidade.

Este livro relata a trajetória de sofrimento e glória da Igreja, desde seu início até a atualidade.
O aluno verá fatos relacionados com a estrutura da Igreja, com sua atuação no decorrer dos séculos e a história da Igreja escrita com lágrimas, sangue, em prisões, em naufrágios, mas também tendo Cristo como sua inabalável Pedra sustentadora.Também são destacadas as características de algumas das várias denominações evangélicas.

 

 

09famcris09) Família Cristã. A obra-prima de Deus.
Este livro tem como principal objetivo ajudar os membros da família cristã. Nele, baseadas nas Sagradas Escrituras, estão contidas verdades-chaves para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, físico e social da família. O fruto do estudo deste livro será um verdadeiro testemunho ao mundo, através da vida abençoada de todo aquele que tem o próprio Senhor Jesus Cristo como o fundamento e a inspiração de sua família.

 

 

 

10heb 10) A Epístola aos Hebreus. A superioridade de Cristo.
Este livro trata, essencialmente, da preciosidade histórica e doutrinária da Epístola aos Hebreus. Nele são indicadas as condições sociais e religiosas dos primeiros leitores de Hebreus e apresentada uma visão global da mensagem da carta. Ela é mostrada também como um elo entre o Antigo e o Novo Testamento.
O autor evitou fazer cansativo o estudo deste livro, abordando-o de forma íntima e informal, como quem realmente lida com uma carta.

 

 

11hom 11) Homilética. Falando de Deus aos homens.
Este livro ensina as principais regras de Homilética, para organizar um sermão dentro do texto bíblico estudado. Mostra também que o ministério da pregação pode ser desenvolvido tanto por obreiros, quanto por leigos da igreja.
Este estudo, entretanto, não desincumbe o aluno de sempre orar a Jesus, o Mestre de todos os mestres da Homilética, para que Ele o ilumine sobre os principais pontos da mensagem a ser pregada.

 

 

 

12espsanto12) O Espírito Santo. Sua pessoa e Sua obra.
Este livro mostra a natureza do Espírito Santo e Sua atuação através de homens e mulheres usados por Ele na execução dos planos de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamentos.
A natureza, o propósito e o uso correto dos Seus dons, são detalhadamente discutidos e elucidados ao aluno nas lições deste livro.
É também destacada a participação do Espírito Santo na salvação do mundo e aperfeiçoamento da Igreja.

 

 

 

13ep1 13) As Epístolas Paulinas I. Romanos e Gálatas. A justificação pela fé e a libertação em Cristo.
Este livro trata, em profundidade, de assuntos subordinados à Doutrina da Salvação, tais como:
– A Justificação pela Fé e a Liberdade em Cristo;
– A Justificação dos Pecadores;
– A Santificação dos Crentes Justificados;
– A Glorificação dos Crentes Santificados.
O livro apresenta ao aluno a Epístola aos Gálatas, constituída, anteriormente, como um protesto contra a distorção do Evangelho de Cristo.

 

14crist14) Cristologia. O verbo eterno e divino se fez carne.
Este livro mostra os principais tipos de Cristo no culto levítico e até que ponto Seu nascimento, ministério e obra satisfizeram as exigências proféticas do Antigo Testamento. É destacada a discussão cristológica gerada pela resposta que se dá à pergunta: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”.
Também salienta a importância da morte de Cristo como meio de expiação, redenção, reconciliação e propiciação pelo homem perdido.

 

 

15herm

 

 15) Princípios de Hermenêutica. Estudo e compreensão da Bíblia.
Este livro mostra como o estudo cuidadoso, sadio e constante das Escrituras Sagradas ainda é o principal meio do homem natural vir a conhecer a Deus e Sua vontade para com a sua vida.
O autor destaca pontos importantes como: Métodos de Estudo Bíblico; Princípios Gramaticais, Históricos e Teológicos de Interpretação Bíblica.O aluno verá que, com a ajuda sobrenatural do Espírito Santo, a interpretação bíblica torna-se completa.

 

 

16esc 16) Escatologia Bíblica. Deus revela o futuro.
Este livro trata, essencialmente, dos eventos que estão para acontecer, segundo as Sagradas Escrituras.
O autor procura salientar, de forma clara e objetiva, alguns dos pontos mais importantes como: O Arrebatamento da Igreja; A Grande Tribulação; A Volta de Jesus; o Milênio; O Juízo Final, etc.
Neste estudo, o aluno poderá se aprofundar em sua visão 
introspectiva e terá facilidade em transmitir a outros o conhecimento adquirido.

 

 

17epger 17) As Epístolas Gerais. Fé, esperança e amor.
Este livro trata das Epístolas Universais, com exceção da de Hebreus, demonstrando que, como as epístolas não foram enviadas para igrejas distintas, são, portanto, de uso da Igreja em todos os tempos e todos os lugares.
Sem atentar para os tesouros contidos nessas epístolas, a Igreja encontraria dificuldades para combater os falsos mestres e mostrar a diferença que há entre a verdadeira religião e aquelas evidenciadas apenas por palavras.

 

 

 

18ddeus18) A Doutrina de Deus. O eterno criador e sustentador de tudo.
Este livro trata, especificamente, sobre Deus e o Seu relacionamento com o homem. É mostrado o maior número de provas bíblicas e naturais quanto à existência de Deus, em contraposição a todas as formas de negação à Sua existência. Ajuda a definir a Trindade à luz do ensino bíblico e dos credos mais conhecidos. O aluno encontrará também tipos de revelação de Deus no decorrer dos séculos, principalmente os abarcados pelo A. Testamento.

 

 

 

19educris19) Educação Cristã. Vivendo bem com Deus e com o próximo.
Este livro mostra o aspecto prático da Educação Cristã e os resultados que dela advêm, não somente em crescimento numérico, mas também na edificação espiritual de todos aqueles que compõem o corpo de Cristo. 
O aluno verá através deste estudo que, mesmo em culto de cunho evangelístico, a Igreja pode e deve estar educando. O livro também ensina como utilizar os melhores métodos de pedagogia a serviço do Mestre dos mestres – Jesus.

 

 

 

20ahp20) Anjos, Homem e Pecado. O relacionamento da criatura com o criador.
Este livro, na área de Teologia Sistemática, destaca três diferentes assuntos da mais alta importância, que são: Angelologia (Estudo dos 
Anjos), Antropologia (Estudo do Homem) e Hamartiologia (Estudo do Pecado).
O livro apresenta um grande número de dados bíblicos sobre a natureza e as funções dos anjos, a origem e a criação do homem, e a origem, o caráter e a universalidade do pecado, incluindo o pecado imperdoável.

 

 

21hi21) História de Israel. Os livros históricos.
Este livro trata dos eventos da história de Israel registrados no Antigo Testamento, deixando a ordem dos livros como se acham agrupados na Bíblia, para apresentá-los na ordem cronológica em que os fatos aconteceram. No decorrer do estudo o aluno verá como as mensagens registradas nos doze livros históricos correspondem aos eventos dos mil anos de história de Israel, que vão, desde a entrada na Terra Prometida, até o retorno do Cativeiro.

 

 

 

22lp22) Os Livros Poéticos. Jó a Cantares. Princípios para o viver e o louvor.
Este livro expõe os cinco livros poéticos da Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares, dentre os quais, três são intitulados “Livros de Sabedoria”: Jó, Provérbios e Eclesiastes.
O aluno desfrutará da grande beleza literária destas obras poéticas que falará ao coração para seu crescimento espiritual, uma vez que os livros integram a Palavra de Deus e “… tudo quanto dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito…” (Rm 15.4).

 

 

 

23here23) Apologética I. Discernindo entre a verdade e o erro.
Estudo indispensável pelo fato de os ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram.
Neste estudo, o aluno terá a oportunidade de comparar as mais importantes características de seitas mais recentes.

 

 

 

24ep2

 

24) As Epístolas Paulinas II. Efésios a Filemom. A vida cristã na prática.
Este livro compreende as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemom, divididas em: Epístolas Escatológicas, Epístolas da Prisão e Epístolas Pastorais.
As cartas são apresentadas em dois grupos: Cartas a Igrejas e Cartas a Indivíduos. No decorrer do estudo, o aluno poderá observar a disposição correta das cartas, de acordo com o assunto principal e sua ordem cronológica.

 

 

25ep325) As Epístolas Paulinas III. 1 e 2 Coríntios. A disciplina na Igreja e o ministério evangélico.
Este livro apresenta três razões principais para o estudo das duas Epístolas aos Coríntios, que são o Valor Histórico, o Valor Teológico e o  Valor Espiritual.
O autor, editor da Bíblia de Estudo Pentecostal, mostra os problemas que Paulo enfrentou ao escrever aos coríntios, explicando o grande princípio da renúncia pessoal e seu relacionamento às nossas vidas e o lugar dos dons espirituais e seu exercício, no corpo da igreja local e na vida pessoal do crente.

 

 

15heresiologia_ii26) Apologética II. Discernindo entre a verdade e o erro.
Estudo indispensável pelo fato de os ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram.
Neste estudo, o aluno terá a oportunidade de comparar as mais importantes características de seitas mais recentes.

 

 

 

 

16lideranca 27) Liderança Cristã. Seguindo o modelo de Jesus.
Matéria de fundamental importância aborda à luz das Escrituras Sagradas, o verdadeiro significado de Liderança Cristã.
Aqui o aluno estudará algumas das principais características que um líder cristão deve ter e o modelo bíblico que ele deve seguir ao exercer suas funções tanto na igreja quanto na sociedade.

 

 

 

 

28miss

28) Missiologia. “Ide e pregai!”
Este livro trata de assuntos da Igreja e sua missão como: A Importância de Ir, de Fazer Discípulos, de Batizar e de Ensinar. O livro mostra que a Igreja só cumprirá bem a sua missão, se possuir a perfeita visão de Cristo, quanto ao real estado da humanidade caída. O aluno terá uma melhor compreensão da verdadeira missão da Igreja de Cristo e, com a ajuda divina, estará melhor habilitado para cumprir a sua missão como Igreja ou como indivíduo.

 

 

 

29pm29) Profetas Maiores. As profecias de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Este livro trata de três grandes profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Sobre Isaías, é destacada a promessa da vinda do Messias; sobre Jeremias, é mostrado como ele enfrentou os sacerdotes hostis e os reis pecaminosos; e sobre Ezequiel, fala-se sobre visões, sinais e parábolas.
Ainda são destacadas duas partes de cada livro: a advertência sobre o julgamento do pecado; e o avivamento da esperança encorajando os corações arrependidos.

 

 

30pmeno 30) Profetas Menores. Grandes mensagens em pequenos livros.
Este livro enfatiza o trabalho dos “Profetas Menores” mostrando a sua divisão em três grupos: os Profetas de Israel; os Profetas de Judá; e os Profetas do Pós-Cativeiro. 
O aluno verá as orações dos profetas focalizando quatro fases da História: Os Dias dos Profetas; O Futuro Próximo: Cativeiro e Retorno; O Futuro Distante: Cristo, Sua Vida e Missão; O Dia do Senhor: Tribulação, Milênio, Juízo, Novos Céus e Nova Terra.

 

 

31doutsalv 31) Doutrina da Salvação. A provisão e a aplicação da salvação.
Este livro destaca a doutrina-chave da Bíblia: a Salvação, conhecida também como Soteriologia. O livro trata, inicialmente, dos quatro aspectos da necessidade de salvação do homem e também sobre a justificação, a regeneração, a adoção e a santificação. O aluno estudará a possibilidade do homem perder a salvação por negligência, desobediência, etc. e a provisão de Cristo para as necessidades do homem, através de Sua morte e ressurreição.

 

 

 

32danap 32) Daniel e Apocalípse. O panorama do futuro.
Este livro trata de dois importantes livros da Bíblia, em conjunto. É estabelecido um paralelismo demonstrando que Daniel ocupa-se principalmente com os “Tempos dos Gentios”, que é uma expressão política, ao passo que Apocalipse  salienta a “Plenitude dos Gentios”, que é uma expressão espiritual. 
O aluno verá, no decorrer do estudo, a comprovação da 
autenticidade tanto do livro de Daniel, quanto do livro de Apocalipse

 

 

Todo ser humano, para sobreviver, do ponto de vista físico, necessita de dois elementos básicos, que são: o alimento (pão) e a água. Isso proporciona em seu organismo energia, que, por sua vez, vai atuar em seu metabolismo de modo que tudo possa funcionar adequadamente, proporcionando-lhe vida.

Esse mesmo ser humano, do ponto de vista espiritual, também precisa de algo para sobreviver, que lhe é requerido pela sua alma e seu espírito. Esse tipo de alimento só é encontrado na Bíblia Sagrada – a Palavra de Deus. Jesus declarou: “… Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4.4).

0 homem, do ponto de vista físico, luta para sobreviver enfrentando as diversas atrocidades, principalmente, as doenças que assolam a humanidade. Do ponto de vista espiritual, é uma guerra constante. 0 salmista Davi diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, …” (Sl 23.5). 0 apóstolo Paulo, escrevendo aos efésios, diz: “porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim contra hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).

EETAD, com propósito de oferecer uma mesa farta a todos aqueles que desejam conhecer melhor a Palavra de Deus, preparou para o seu Curso Médio de Teologia, 32 manuais de estudo, que compreendem as seguintes áreas: Bíblia, Teologia, Ministério da Igreja e Educação Geral. Os autores são consagrados escritores evangélicos, nacionais e internacionais, na área do ensino e verdadeiramente comprometidos com a sã doutrina.

Os manuais, de excelente qualidade, um por matéria, são autodidáticos e apresentam, cada um, 10 lições compostas por até 8 textos cada uma, incluindo uma série de exercícios ao final de cada lição. Ideais para a auto-instrução e confortáveis à leitura, proporcionam ao aluno uma boa assimilação do assunto tratado e um ótimo aprendizado.

 

Fale com a Secretaria da EETAD na AD Bauru

Presidente Kennedy, 14-74 – Vila Cardia – Bauru/SP

Informações: (14) 3879-1528 / 3879-1628 (Ramal 22)

email: eetadbauru@hotmail.com

Coordenador Responsável: Pr. Izaías Francisco

Secretária: Dcsa. Angela